VEGA
Technical Press Release
Tema: Medição de caudal em canal aberto

Na maioria das aplicações para medição de caudal em canais abertos (conhecidos genericamente por Canais Parshall) executadas no nosso país, o nível é medido utilizando a tecnologia de ultrasons.

Esta tecnologia sendo económica, é influenciada pelos factores atmosféricos, levando a erros de leitura muito consideráveis, que são da maior importância quando existem empresas que facturam mediante estas medições.

O especialista alemão de equipamentos para medição de nível VEGA, realizou um estudo comparativo entre um medidor de nível por ultrasons e um medidor de nível com tecnologia radar, ambos a apontar para um tanque ao ar livre com água a nível constante. Os resultados obtidos são apresentados no gráfico seguinte.



Da leitura deste se constata, inequívocamente, que ao longo do dia, e mediante eventuais variações de temperatura, humidade, pressão, chuva, vento, etc. o equipamento de medição por ultrasons apresenta erros de leitura muito significativos, enquanto o medidor de radar dá sempre um valor constante. A causa da disparidade nas medições registadas reside no facto de a onda sónica ser propagada através do suporte ar, que pode ter variações de todos os componentes anteriormente referidos, e que influenciam a velocidade sónica. O radar, pelo contrário, ao utilizar uma onda electromagnética torna-se insensível a essas variações, garantindo assim uma total exactidão nas medições efectuadas.

A utilização da tecnologia de radar nestas medições, não permite a introdução de erros que, nos medidores ultrasónicos, podem ter uma expressão muito significativa na facturação correspondente.

Neste sentido, a VEGA lançou um novo radar low cost, destinado a este tipo de aplicações, sendo esta a solução mais fiável para substituir os medidores ultra-sónicos, com um retorno do investimento quase imediato.

Este radar (VEGAPULS WL61), em conjunto com o conversor VEGAMET 391, com indicação instantânea e totalização, 6 contactos de alarme, pode ser usado para medição de nível até uma altura máxima de 15 metros, com uma precisão de 2mm, e possui diversos tipos de sinais, analógicos 4-20mA HART ou digitais.

link:

http://www.vega.com

 
 

Home
Analisadores
Biogas
Caudal
Flexim
Vega
Micronics

Gases Liquefeitos
Interfonia
Nível

Pressão
Segurança

Válvulas
Isoladores e conversores de tensão
Wireless
Energia Térmica
Nucleónicos


 
   

LOOP.PT 2016
webmaster - nunoleitedesign.com.pt